🕵️‍♂️ Detetives do Som: Atividade com as Letras B - P e F-V: Alfabetização Lúdica

 OLÁ! SEGUE ABAIXO O PLANO DE AULA E A ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O SOM DAS LETRA B-P E V-F NAS PALAVRAS.



















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Plano de aula:

🎯 Objetivos da Aula:

  • Desenvolver a percepção auditiva dos sons das letras B e P;

  • Relacionar som inicial com imagem e escrita correta;

  • Estimular a atenção, leitura e interpretação de pistas;

  • Ampliar o vocabulário e a habilidade de escrita.


🧠 Habilidades da BNCC:

  • EF01LP04 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

  • EF01LP06 – Produzir, com autonomia, palavras com base em imagens e pistas orais/escritas.

  • EF01LP05 – Ler palavras e frases com autonomia.


📋 Plano de Aula

Turma: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos
Recursos: Cartelas com imagens, pistas escritas e ficha para escrita.


✏️ Atividade: "Descubra e Escreva – B ou P?"

Material incluso:

  • Imagens ilustrativas (bola, pipoca, balão, panela, bota, pato, pirulito, vela, baú, peteca);

  • Pistas descritivas;

  • Ficha com espaços para escrita das palavras.


🔎 Como aplicar:

  1. Mostre as imagens aos alunos e leia as pistas em voz alta.

  2. Oriente que descubram qual palavra está sendo descrita.

  3. Eles devem escrever a palavra correta no espaço correspondente, prestando atenção se começa com B ou P.

  4. Após completar, revise oralmente e corrija com a turma.


🧾 Gabarito das Palavras (letras B e P):

  1. BOLA – objeto para brincar de futebol

  2. PIPOCA – no cinema sempre tem

  3. BALÃO – tem em festa de aniversário

  4. PANELA – mamãe usa para cozinhar arroz

  5. BOTA – é um calçado

  6. PATO – animal de estimação

  7. PIRULITO – doce redondo com palito

  8. VELA – meio de transporte (vela de barco)

  9. BAÚ – lugar que guardamos tesouro

  10. PETECA – brinquedo com penas


🧩 Atividades Complementares:

  • Jogo: "Fale uma palavra que começa com B ou P!"

  • Ditado visual com as imagens.

  • Desenhar uma palavra e escrever com destaque a letra inicial.

  • Caça-palavras com B e P.


 🔤 Sons que Confundem: Atividade com B, P, F e V – Alfabetização Lúdica e Investigativa

Blog: Tudo Educação

Trabalhar os sons parecidos como B e P, F e V é essencial na alfabetização. Essa proposta lúdica e investigativa ajuda as crianças a perceberem as diferenças entre sons surdos e sonoros, estimulando a leitura, escrita e o vocabulário com imagens, pistas e desafios!


🎯 Objetivos da Aula:

  • Desenvolver a percepção auditiva e visual das letras B, P, F e V;

  • Distinguir sons surdos e sonoros;

  • Ler e escrever palavras com base em pistas e imagens;

  • Estimular a consciência fonológica e o vocabulário;

  • Promover a leitura e escrita com intencionalidade.


🧠 Habilidades da BNCC

Campo de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Anos iniciais do Ensino Fundamental

  • EF01LP04 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

  • EF01LP05 – Ler palavras e frases com autonomia, com base nas correspondências entre grafemas e fonemas.

  • EF01LP06 – Produzir palavras e frases curtas com base em imagens e/ou temas sugeridos.

  • EF15LP02 – Identificar fonemas e suas representações por letras ou grupos de letras.


📋 Plano de Aula Completo

Turma: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Tema: Discriminação auditiva e visual – Letras B, P, F e V
Recursos didáticos:

  • Cartelas com imagens ilustrativas;

  • Fichas com pistas descritivas numeradas;

  • Ficha para escrita das palavras;

  • Quadro ou cartaz com as letras em destaque (B, P, F, V).


✏️ Atividade: Detetives dos Sons

  1. Apresente o desafio:
    "Hoje vamos investigar palavras que começam com B, P, F ou V. Vamos ouvir com atenção e descobrir as palavras certas como verdadeiros detetives!"

  2. Exploração dos sons:

    • Pronuncie pares de palavras e destaque o som inicial: bola/pola, faca/vaca, etc.

    • Mostre como os lábios se movem em cada som.

  3. Jogo das pistas:

    • Entregue a cartela com pistas e imagens.

    • Leia uma pista e os alunos devem encontrar a imagem correspondente e escrever a palavra no espaço correto.

  4. Correção coletiva:

    • Leia cada pista novamente e peça aos alunos que compartilhem suas respostas.

    • Destaque a letra inicial de cada palavra e o som produzido.


✅ Gabarito das palavras:

Com B e P:

  1. Bola

  2. Pipoca

  3. Balão

  4. Panela

  5. Bota

  6. Pato

  7. Pirulito

  8. Barco (com vela)

  9. Baú

  10. Peteca

Com F e V: 
  1. Faca

  2. Vaca

  3. Fada

  4. Vela

  5. Vovó

  6. Voa

  7. Fogão

  8. Fone

  9. Feijão

  10. Vaso


🧩 Atividades Complementares:

  • Ditado de imagens: o professor mostra a imagem e os alunos escrevem a palavra.

  • Jogo da letra inicial: mostre uma imagem e diga duas palavras, uma correta e uma errada – os alunos escolhem a correta.

  • Cartaz coletivo: crie um cartaz com duas colunas – palavras com B/P e palavras com F/V.

  • Dobradinha com música: cante músicas que reforcem o uso dos sons trabalhados (ex: Fui no mercado / O pato pateta).


🖨️ Baixe os Materiais:

📥 Clique aqui para baixar a atividade completa com imagens e pistas (PDF)

✍️ Autoria:

Tudo Educação – Ideias criativas para transformar a alfabetização!
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