OLÁ! SEGUE ABAIXO O PLANO DE AULA E A ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O SOM DAS LETRA B-P E V-F NAS PALAVRAS.
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Plano de aula:
🎯 Objetivos da Aula:
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Desenvolver a percepção auditiva dos sons das letras B e P;
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Relacionar som inicial com imagem e escrita correta;
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Estimular a atenção, leitura e interpretação de pistas;
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Ampliar o vocabulário e a habilidade de escrita.
🧠 Habilidades da BNCC:
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EF01LP04 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
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EF01LP06 – Produzir, com autonomia, palavras com base em imagens e pistas orais/escritas.
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EF01LP05 – Ler palavras e frases com autonomia.
📋 Plano de Aula
Turma: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos
Recursos: Cartelas com imagens, pistas escritas e ficha para escrita.
✏️ Atividade: "Descubra e Escreva – B ou P?"
Material incluso:
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Imagens ilustrativas (bola, pipoca, balão, panela, bota, pato, pirulito, vela, baú, peteca);
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Pistas descritivas;
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Ficha com espaços para escrita das palavras.
🔎 Como aplicar:
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Mostre as imagens aos alunos e leia as pistas em voz alta.
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Oriente que descubram qual palavra está sendo descrita.
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Eles devem escrever a palavra correta no espaço correspondente, prestando atenção se começa com B ou P.
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Após completar, revise oralmente e corrija com a turma.
🧾 Gabarito das Palavras (letras B e P):
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BOLA – objeto para brincar de futebol
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PIPOCA – no cinema sempre tem
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BALÃO – tem em festa de aniversário
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PANELA – mamãe usa para cozinhar arroz
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BOTA – é um calçado
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PATO – animal de estimação
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PIRULITO – doce redondo com palito
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VELA – meio de transporte (vela de barco)
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BAÚ – lugar que guardamos tesouro
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PETECA – brinquedo com penas
🧩 Atividades Complementares:
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Jogo: "Fale uma palavra que começa com B ou P!"
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Ditado visual com as imagens.
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Desenhar uma palavra e escrever com destaque a letra inicial.
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Caça-palavras com B e P.
🔤 Sons que Confundem: Atividade com B, P, F e V – Alfabetização Lúdica e Investigativa
Blog: Tudo Educação
Trabalhar os sons parecidos como B e P, F e V é essencial na alfabetização. Essa proposta lúdica e investigativa ajuda as crianças a perceberem as diferenças entre sons surdos e sonoros, estimulando a leitura, escrita e o vocabulário com imagens, pistas e desafios!
🎯 Objetivos da Aula:
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Desenvolver a percepção auditiva e visual das letras B, P, F e V;
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Distinguir sons surdos e sonoros;
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Ler e escrever palavras com base em pistas e imagens;
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Estimular a consciência fonológica e o vocabulário;
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Promover a leitura e escrita com intencionalidade.
🧠 Habilidades da BNCC
Campo de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Anos iniciais do Ensino Fundamental
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EF01LP04 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
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EF01LP05 – Ler palavras e frases com autonomia, com base nas correspondências entre grafemas e fonemas.
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EF01LP06 – Produzir palavras e frases curtas com base em imagens e/ou temas sugeridos.
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EF15LP02 – Identificar fonemas e suas representações por letras ou grupos de letras.
📋 Plano de Aula Completo
Turma: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Tema: Discriminação auditiva e visual – Letras B, P, F e V
Recursos didáticos:
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Cartelas com imagens ilustrativas;
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Fichas com pistas descritivas numeradas;
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Ficha para escrita das palavras;
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Quadro ou cartaz com as letras em destaque (B, P, F, V).
✏️ Atividade: Detetives dos Sons
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Apresente o desafio:
"Hoje vamos investigar palavras que começam com B, P, F ou V. Vamos ouvir com atenção e descobrir as palavras certas como verdadeiros detetives!" -
Exploração dos sons:
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Pronuncie pares de palavras e destaque o som inicial: bola/pola, faca/vaca, etc.
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Mostre como os lábios se movem em cada som.
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Jogo das pistas:
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Entregue a cartela com pistas e imagens.
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Leia uma pista e os alunos devem encontrar a imagem correspondente e escrever a palavra no espaço correto.
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Correção coletiva:
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Leia cada pista novamente e peça aos alunos que compartilhem suas respostas.
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Destaque a letra inicial de cada palavra e o som produzido.
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✅ Gabarito das palavras:
Com B e P:
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Bola
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Pipoca
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Balão
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Panela
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Bota
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Pato
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Pirulito
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Barco (com vela)
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Baú
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Peteca
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Faca
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Vaca
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Fada
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Vela
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Vovó
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Voa
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Fogão
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Fone
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Feijão
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Vaso
🧩 Atividades Complementares:
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Ditado de imagens: o professor mostra a imagem e os alunos escrevem a palavra.
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Jogo da letra inicial: mostre uma imagem e diga duas palavras, uma correta e uma errada – os alunos escolhem a correta.
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Cartaz coletivo: crie um cartaz com duas colunas – palavras com B/P e palavras com F/V.
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Dobradinha com música: cante músicas que reforcem o uso dos sons trabalhados (ex: Fui no mercado / O pato pateta).
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✍️ Autoria:
Tudo Educação – Ideias criativas para transformar a alfabetização!
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