📝 Interpretação de Texto e Pontuação – 2º Ano

Olá, professores e responsáveis! 

Hoje trago uma atividade especial para os alunos do 2º ano: interpretação de texto com foco no uso da pontuação. Essa habilidade é essencial para a leitura com compreensão e para a produção de bons textos. Vamos praticar? 📖✏️



🧩 Habilidades da BNCC relacionadas às atividades propostas:

📌 Campo de Atuação: Vida cotidiana / Artístico-literário

📚 Componente Curricular: Língua Portuguesa

📘 Ano: 2º ano do Ensino Fundamental


📖 1. Interpretação de texto literário e informativo

Atividades relacionadas: perguntas sobre personagens, ações, lugares e desfechos.
Habilidade BNCC:

  • EF15LP02 – Identificar o assunto de textos diversos (literários e não literários), com e sem o apoio de imagens.

  • EF15LP05 – Localizar informações explícitas em textos.

  • EF15LP06 – Inferir informações implícitas nos textos lidos, com apoio do professor.


📝 2. Uso da pontuação (ponto final, exclamação, interrogação)

Atividades relacionadas: completar frases com sinais de pontuação e leitura com entonação.
Habilidade BNCC:

  • EF02LP05 – Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de pontuação (ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências), com o apoio do professor.

  • EF02LP03 – Ler e compreender, com certa autonomia, textos curtos, com auxílio do professor quando necessário, ajustando a leitura à finalidade e à situação comunicativa.


📚 Texto: O Cachorrinho Brincalhão

O cachorrinho Totó acordou animado.
Ele correu pelo quintal.
Latia sem parar!
Totó queria brincar com seu amigo, o gato Tico.
— Vamos brincar, Tico? — perguntou Totó.
Mas Tico estava dormindo...
Então, Totó deitou ao lado dele e esperou.


🧐 Agora é sua vez! Responda:

1) Qual é o nome do cachorrinho da história?
( ) Tico
( ) Totó
( ) Tom

2) O que Totó queria fazer?
( ) Comer
( ) Dormir
( ) Brincar

3) Com quem Totó queria brincar?


4) Por que Totó não brincou com Tico?


5) O que Totó fez no final da história?



✨ Vamos aprender sobre a pontuação?

Observe as frases e complete com ponto final (.), ponto de interrogação (?) ou ponto de exclamação (!).

6) Totó acordou animado
Resposta: ________________________

7) Latia sem parar
Resposta: ________________________

8) Vamos brincar Tico
Resposta: ________________________

9) Totó deitou ao lado de Tico
Resposta: ________________________

10) Onde está o gato Tico
Resposta: ________________________


🖍️ Dica para o professor:

Você pode imprimir essa atividade ou projetá-la para correção coletiva. Aproveite para trabalhar expressão oral, pedindo que os alunos leiam as frases com entonação correta conforme a pontuação!


©TUDO EDUCAÇÃO 💖


Postar um comentário

0 Comentários