Substantivos - Atividades Completas para Trabalhar GĂȘnero, Estrutura e Significado.
OlĂĄ, educadores e famĂlias!
Sou Profa. Marcela Cris, e preparei com muito carinho esta sequĂȘncia de atividades educativas sobre substantivos, especialmente para o blog Tudo Educação. ✨
Nesta publicação, vocĂȘ encontrarĂĄ exercĂcios prĂĄticos e interativos que abordam as principais classificaçÔes dos substantivos:
đ GĂȘnero (masculino e feminino)
đ Natureza (concreto e abstrato)
đ Estrutura (primitivo e derivado)
đ Substantivos coletivos
đ E ainda: atividades de correlação e tabela classificatĂłria.
Tudo foi pensado para tornar o conteĂșdo mais acessĂvel e atrativo aos alunos, com o uso de emojis ilustrativos, o que torna o aprendizado mais leve, visual e divertido. đŹđš
Essas atividades podem ser usadas em sala de aula, reforço escolar ou em casa com a famĂlia — sĂŁo adaptĂĄveis e prĂĄticas!
Vamos juntos tornar o ensino da gramĂĄtica mais interessante? Aproveite, compartilhe e use Ă vontade com os seus alunos! đ✨
Copie e cole as atividades abaixo e edite da sua maneira.
đ Atividade 1 – GĂȘnero do Substantivo (Masculino ou Feminino; sobrecomum ou comum de dois gĂȘneros)
đŠđ§ Escreve M para masculino e F para feminino:
-
đš homem – _____
-
đ© mulher – _____
-
đ§ criança – _____
-
đ¶ cadela – _____
-
đ§ avĂŽ – _____
-
đ” avĂł – _____
-
đŽ cavalo – _____
-
đź vaca – _____
-
đ§⚖️ juiz – _____
-
đ©⚖️ juĂza – _____
-
đ§đš artista – _____
-
đšđł cozinheiro – _____
-
đ©đ« professora – _____
-
đšđ« professor – _____
-
đ§đŹ cientista – _____
-
đź♂️ policial – _____
-
đ galo – _____
-
đ galinha – _____
-
đšđŒ gerente – _____
-
đ©đŒ secretĂĄria – _____
đ Atividade 2 – Substantivos: Concreto ou Abstrato
Marca C (Concreto) ou A (Abstrato):
-
đȘ cadeira – _____
-
❤️ amor – _____
-
đĄ raiva – _____
-
đ§± tijolo – _____
-
đĄ ideia – _____
-
đ§ inteligĂȘncia – _____
-
đ som – _____
-
⏳ tempo – _____
-
đ livro – _____
-
đ§ž brinquedo – _____
-
đȘ janela – _____
-
đ§Œ limpeza – _____
-
đȘ força – _____
-
đ” mĂșsica – _____
-
đȘ️ vento – _____
-
đŒ️ pintura – _____
-
đą tristeza – _____
-
đ cachorro – _____
-
đȘš pedra – _____
-
đ§Œ sabĂŁo – _____
đ± Atividade 3 – Substantivos: Primitivo ou Derivado
đ§Ź Indica se o substantivo Ă© (P) Primitivo ou (D) Derivado:
-
flor – _____
-
florista – _____
-
leite – _____
-
leiteira – _____
-
terra – _____
-
terrestre – _____
-
chuva – _____
-
chuvisco – _____
-
papel – _____
-
papelaria – _____
-
fogo – _____
-
fogĂŁo – _____
-
pedra – _____
-
pedreira – _____
-
mar – _____
-
marĂtimo – _____
-
pĂŁo – _____
-
padaria – _____
-
sol – _____
-
solar – _____
đ Atividade 4 – Substantivos Coletivos
đłđ§đ€đ§ Escreve o coletivo de cada grupo:
-
đ peixes – ________________
-
đș lobos – ________________
-
đł ĂĄrvores – ________________
-
đ©đ« alunos – ________________
-
đ« aviĂ”es – ________________
-
đ formigas – ________________
-
đ abelhas – ________________
-
đ estrelas – ________________
-
đ️ ilhas – ________________
-
đȘ soldados – ________________
-
đ elefantes – ________________
-
đ§ crianças – ________________
-
đ livros – ________________
-
đš⚖️ juĂzes – ________________
-
đ¶ mĂșsicas – ________________
-
đŠ aves – ________________
-
đ ovelhas – ________________
-
đ gado – ________________
-
đž sapos – ________________
-
đ cobras – ________________
đ Atividade 5 – Correlacione (Relacione as colunas)
đ Liga o substantivo da Coluna A ao seu tipo na Coluna B:
đ Coluna A | đ§ Coluna B
a) amor | ( ) Concreto
b) artista | ( ) Feminino
c) floricultura | ( ) Coletivo
d) vaca | ( ) Masculino
e) ĂĄrvore | ( ) Derivado
f) enxame | ( ) Primitivo
g) força | ( ) Abstrato
h) papel | ( ) Comum de dois gĂȘneros
i) professor | ( ) Feminino
j) crianças | ( ) Concreto
✍️Atividade 6 – Classifica os Substantivos
Escreve se cada substantivo abaixo Ă©:
(CDG) Comum de Dois GĂȘneros | (S) Sobrecomum | (E) Epiceno
-
criança – ______
-
artista – ______
-
onça – ______
-
cĂŽnjuge – ______
-
estudante – ______
-
peixe – ______
-
dentista – ______
-
testemunha – ______
-
jacarĂ© – ______
-
gerente – ______
-
pessoa – ______
-
professor – ______
-
cliente – ______
-
indivĂduo – ______
-
cobra – ______
0 ComentĂĄrios