📕Plano de aula com os códigos da BNCC e atividades - autoditado e formação de frases 2º e 3º ano - Baixar em PDF.

Aventura das Palavras: Escrevendo e Brincando! 


Olá, professores e professoras do 2º e 3º ano! Sejam muito bem-vindos ao © Tudo Educação 💖!

Hoje, vamos embarcar em uma aventura das palavras que vai animar a garotada e fortalecer as habilidades de leitura e escrita. A proposta é simples e poderosa: vamos usar figuras para despertar a curiosidade e o prazer de construir frases e explorar o mundo da Língua Portuguesa!

Sabemos que engajar os alunos é um desafio diário, e nada melhor do que atividades interativas para isso. Esta postagem traz um plano de aula completo com foco na escrita do nome das figuras e na formação de frases, tudo alinhado à BNCC.

Vamos lá?

ESSAS SÃO ATIVIDADES QUE VOCÊ PODERÁ UTILIZAR.

🔽VOCÊ PODERÁ BAIXAR NO FINAL DA POSTAGEM!







Observar, Nomear e Criar: O Poder das Figuras!

As imagens são um portal para a imaginação das crianças. Elas ajudam a concretizar ideias e a associar palavras a objetos e ações do dia a dia. Vejam como podemos usar figuras simples para iniciar nossa aventura:

Figura 1:  
Essa é uma bola colorida! Que brincadeiras podemos fazer com ela? A bola rola, a bola pula... Quantas palavras podemos formar a partir dessa imagem?

Figura 2:  Olhem o gato brincando! Ele é fofinho e esperto. O que o gato está fazendo? Caçando, pulando, arranhando... Os gatos são muito brincalhões!

Figura 3: Livro_aberto.jpg Aqui temos um livro aberto. Ele nos convida a ler e a sonhar. O livro tem histórias, desenhos, segredos... Qual é a sua história favorita?

Figura 4: Árvore_frutos.jpg Que linda árvore com frutos! Ela nos dá sombra e comida. Quais frutos você vê na árvore? A árvore é alta, forte, verdinha...



Plano de Aula: Construindo Frases com Criatividade!

Turmas: 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Língua Portuguesa

Duração: 50 minutos

Materiais: Imagens projetadas ou impressas (das figuras acima), quadro/lousa, giz/canetas, folhas de papel, lápis, borracha.

Códigos BNCC:

  • (EF02LP01) Escrever, em duplas ou individualmente, textos curtos nas situações em que for necessário (bilhetes, avisos, listas, receitas, legendas para fotos, etc.), considerando a finalidade do texto.
  • (EF02LP07) Ler e compreender, com certa autonomia, textos injuntivos simples (receitas, bulas, comandos, instruções e indicações de jogos) e textos informativos de diferentes gêneros e suportes, sobre temas de interesse.
  • (EF03LP06) Produzir, com autonomia, textos escritos de diferentes gêneros textuais (carta, diário, receita, convite, notícia, etc.), utilizando estratégias de produção (planejamento, rascunho, revisão e edição) e respeitando as convenções da escrita.
  • (EF03LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos expositivos de diferentes gêneros (verbetes de dicionário, artigos de enciclopédia, notícias, reportagens, textos científicos, etc.), para obter informações e localizar dados específicos.
  • (EF02LP04) Escrever palavras, frases e pequenos textos, explorando o uso de letras maiúsculas em início de frase e em substantivos próprios, e de ponto final em final de frase declarativa.
  • (EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas e proparoxítonas, e til em palavras que o exigem (oxítonas e paroxítonas).

Objetivos:

  • Associar imagens a palavras e desenvolver o vocabulário.
  • Reconhecer e escrever o nome de figuras.
  • Formar frases coerentes e completas a partir de figuras.
  • Identificar sujeito, verbo e complementos em frases simples.
  • Estimular a criatividade e a produção textual.
  • Praticar o uso de letras maiúsculas e ponto final.

Desenvolvimento da Aula:

  1. Aquecimento e Conversa Inicial (10 minutos):

    • Exibir as quatro imagens (Bola_colorida.jpg, Gato_brincando.jpg, Livro_aberto.jpg, Árvore_frutos.jpg) na lousa ou projetor.
    • Iniciar uma roda de conversa: "O que vocês veem nessas figuras? Que nomes podemos dar a elas? O que cada uma delas faz ou nos lembra?"
    • Escrever as palavras-chave no quadro à medida que os alunos as ditam (bola, gato, livro, árvore).
  2. Escrevendo o Nome das Figuras (15 minutos):

    • Entregar uma folha com as quatro figuras impressas e um espaço abaixo de cada uma.
    • Pedir que os alunos escrevam o nome de cada figura no espaço indicado.
    • Circular pela sala, observando a escrita e oferecendo apoio individualizado, se necessário.
    • Corrigir coletivamente no quadro, reforçando a grafia correta.
  3. Formando Frases Divertidas (20 minutos):

    • Em seguida, para cada figura, propor que os alunos criem uma frase completa, utilizando a palavra que escreveram e adicionando informações sobre a imagem.
    • Exemplos que podem ser sugeridos:
      • "A bola colorida rola no chão."
      • "O gato brincando pulou na caixa."
      • "O livro aberto tem uma história legal."
      • "A árvore com frutos é muito grande."
    • Incentivar a criatividade! As frases não precisam ser iguais às sugeridas, mas devem fazer sentido.
    • Reforçar a importância de começar a frase com letra maiúscula e terminar com ponto final.
    • Pedir para que, em suas frases, eles identifiquem (circulem ou sublinhem) o nome da figura (substantivo) e a ação que ela pratica (verbo).
  4. Compartilhamento e Revisão (5 minutos):

    • Pedir para alguns alunos compartilharem suas frases lendo em voz alta.
    • Realizar uma breve revisão coletiva de algumas frases no quadro, focando na coerência, ortografia e pontuação.
    • Elogiar o esforço e a criatividade de todos.

Ideias de exercícios (Para casa).

  1. Desenhe e Escreva!

    • Escolha sua figura favorita (bola, gato, livro ou árvore) e desenhe-a em uma folha. Depois, escreva três frases diferentes sobre o seu desenho!
  2. Complete a Frase com a Palavra Certa da Caixa:

    ( pula - tem - corre - é )
    
    • A bola ____________ na grama.
    • O gato ____________ rápido.
    • O livro ____________ muitas páginas.
    • A árvore ____________ muito alta.
  3. Desembaralhe as letras e descubra a palavra da figura:

    • LOBA = _________________ (Bola)
    • OTGA = _________________ (Gato)
    • RVEORE = _________________ (Árvore)
    • VLIRO = _________________ (Livro)

Esperamos que esta postagem e o plano de aula inspirem muitas atividades criativas e divertidas em suas salas! Lembrem-se que o aprendizado se torna mais significativo quando envolve o lúdico e a interação.

Qual dessas atividades você vai experimentar primeiro com sua turma? Compartilhe nos comentários!


BAIXAR EM PDF AQUI

© Tudo Educação 💖

Postar um comentário

0 Comentários