Olá, professores!
A formação das palavras e a forma como elas são pronunciadas ajudam muito no desenvolvimento da leitura e da escrita. Por isso, os temas encontro vocálico, separação de sílabas e interpretação de texto são fundamentais no 3º ano do Ensino Fundamental.
Nesta postagem, você encontrará 10 atividades educativas e divertidas, alinhadas à BNCC, que vão ajudar seus alunos a:
✅ Reconhecer e classificar ditongos, tritongos e hiatos
✅ Praticar a separação correta das sílabas
✅ Desenvolver a leitura com compreensão
Essas atividades são perfeitas para reforçar os conteúdos em sala de aula ou como tarefa complementar.
Preparei essas atividades para auxiliar a compreensão desse conteúdo;
📘 Atividades de Língua Portuguesa – 3º Ano
Temas: Encontro vocálico, separação de sílabas e interpretação de texto
BNCC:
-
EF03LP02: Ler e compreender, com autonomia, textos orais e escritos.
-
EF03LP13: Identificar e classificar encontros vocálicos (ditongo, tritongo, hiato).
-
EF03LP14: Separar palavras em sílabas respeitando as regras da divisão silábica.
✏️ Atividades:
1. (EF03LP13) Observe as palavras abaixo e classifique o encontro vocálico:
paixão – saúde – quais – poesia – céu
( ) Ditongo
( ) Tritongo
( ) Hiato
2. (EF03LP13) Escreva 3 palavras que tenham ditongo:
3. (EF03LP13) Escreva 2 palavras que tenham hiato:
4. (EF03LP14) Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:
a) cadeira → _____________________
b) avião → _____________________
c) saúde → _____________________
d) floresta → _____________________
e) herói → _____________________
5. (EF03LP14) Ligue as palavras à sua separação silábica correta:
Palavra | Separação Silábica |
---|---|
a) banana | ( ) bai-xa-rá |
b) peixeira | ( ) ba-na-na |
c) baixará | ( ) pei-xei-ra |
6. (EF03LP13 e EF03LP14) Leia as palavras abaixo. Classifique o encontro vocálico e separe em sílabas:
a) poesia → ____________________ / tipo: __________
b) piauí → ____________________ / tipo: __________
c) céu → ____________________ / tipo: __________
7. (EF03LP13) Complete com D (Ditongo), T (Tritongo) ou H (Hiato):
a) Encontro das vogais com som numa mesma sílaba: ________
b) Três vogais na mesma sílaba: ________
c) Duas vogais que se separam em sílabas diferentes: ________
8. (EF03LP14) Reescreva as palavras abaixo separando em sílabas e classificando quanto ao número de sílabas:
Exemplo: escola → es-co-la → trissílaba
a) tigela → __________________ → ________________
b) caneta → __________________ → ________________
c) limão → __________________ → ________________
9. (EF03LP14) Separe em sílabas e diga qual é a sílaba tônica:
a) café → __________________ / sílaba tônica: __________
b) lápis → __________________ / sílaba tônica: __________
c) jacaré → __________________ / sílaba tônica: __________
10. (EF03LP02) 📖 Leitura e Interpretação de Texto
Leia o texto abaixo e responda às perguntas:
O Gato e o Cachorro
O gato subiu no muro e ficou miando alto. O cachorro ouviu e correu para o quintal. Quando viu o gato, começou a latir. O gato pulou para o telhado e sumiu.
a) Quem subiu no muro?
_____________________________________________________
b) O que o cachorro fez ao ouvir o gato?
_____________________________________________________
c) Para onde o gato foi?
_____________________________________________________
©TUDO EDUCAÇÃO 💖
0 Comentários