📘 Atividades de Língua Portuguesa – Encontros Vocálicos, Separação de Sílabas e Leitura: Atividades para o 3º Ano - alinhadas a BNCC

 Olá, professores!

A formação das palavras e a forma como elas são pronunciadas ajudam muito no desenvolvimento da leitura e da escrita. Por isso, os temas encontro vocálico, separação de sílabas e interpretação de texto são fundamentais no 3º ano do Ensino Fundamental.

Nesta postagem, você encontrará 10 atividades educativas e divertidas, alinhadas à BNCC, que vão ajudar seus alunos a:

✅ Reconhecer e classificar ditongos, tritongos e hiatos
✅ Praticar a separação correta das sílabas
✅ Desenvolver a leitura com compreensão

Essas atividades são perfeitas para reforçar os conteúdos em sala de aula ou como tarefa complementar. 

Preparei essas atividades para auxiliar a compreensão desse conteúdo;

📘 Atividades de Língua Portuguesa – 3º Ano



Temas: Encontro vocálico, separação de sílabas e interpretação de texto
BNCC:

  • EF03LP02: Ler e compreender, com autonomia, textos orais e escritos.

  • EF03LP13: Identificar e classificar encontros vocálicos (ditongo, tritongo, hiato).

  • EF03LP14: Separar palavras em sílabas respeitando as regras da divisão silábica.


✏️ Atividades:

1. (EF03LP13) Observe as palavras abaixo e classifique o encontro vocálico:
paixão – saúde – quais – poesia – céu
( ) Ditongo
( ) Tritongo
( ) Hiato


2. (EF03LP13) Escreva 3 palavras que tenham ditongo:



3. (EF03LP13) Escreva 2 palavras que tenham hiato:



4. (EF03LP14) Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:
a) cadeira → _____________________
b) avião → _____________________
c) saúde → _____________________
d) floresta → _____________________
e) herói → _____________________


5. (EF03LP14) Ligue as palavras à sua separação silábica correta:

PalavraSeparação Silábica
a) banana( ) bai-xa-rá
b) peixeira( ) ba-na-na
c) baixará( ) pei-xei-ra

6. (EF03LP13 e EF03LP14) Leia as palavras abaixo. Classifique o encontro vocálico e separe em sílabas:

a) poesia → ____________________ / tipo: __________
b) piauí → ____________________ / tipo: __________
c) céu → ____________________ / tipo: __________


7. (EF03LP13) Complete com D (Ditongo), T (Tritongo) ou H (Hiato):
a) Encontro das vogais com som numa mesma sílaba: ________
b) Três vogais na mesma sílaba: ________
c) Duas vogais que se separam em sílabas diferentes: ________


8. (EF03LP14) Reescreva as palavras abaixo separando em sílabas e classificando quanto ao número de sílabas:
Exemplo: escola → es-co-la → trissílaba

a) tigela → __________________ → ________________
b) caneta → __________________ → ________________
c) limão → __________________ → ________________


9. (EF03LP14) Separe em sílabas e diga qual é a sílaba tônica:
a) café → __________________ / sílaba tônica: __________
b) lápis → __________________ / sílaba tônica: __________
c) jacaré → __________________ / sílaba tônica: __________


10. (EF03LP02) 📖 Leitura e Interpretação de Texto

Leia o texto abaixo e responda às perguntas:

O Gato e o Cachorro
O gato subiu no muro e ficou miando alto. O cachorro ouviu e correu para o quintal. Quando viu o gato, começou a latir. O gato pulou para o telhado e sumiu.

a) Quem subiu no muro?

_____________________________________________________

b) O que o cachorro fez ao ouvir o gato?

_____________________________________________________

c) Para onde o gato foi?

_____________________________________________________



©TUDO EDUCAÇÃO 💖

Postar um comentário

0 Comentários